Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Bem Vindos a Arte de Casa. O artesanato sempre fez parte da minha vida. aprendi os primeiros passos na arte de bordar e costurar com minha mãe e minhas avós. A princípio o artesanto era meu passatempo favorito, e procurava criar peças para minha casa, minha família e meus amigos. A ideia de ganhar dinheiro com isso é bem mais recente. mas procuro aplicar sobre minhas obras para venda o mesmo carinho com que faço para minha casa. Navegue à vontade e se possível deixe seu comentário, sua opinião é importante para a melhoria do nosso trabalho. Melinda Yanes

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Crochê com fio de metal

E pra terminar a série Metal, segue o trabalho que acho mais lindo e delicado

 

Como fazer crochê com fio de metal

O crochê de fio de metal é usado para fazer jóias bonitas, delicadas. Pode ser algo bem difícil de aprender, por isso não fique frustrado muito depressa. Aqui estão algumas dicas para começar:
Se você nunca fez crochê antes, comece com uma malha e você vai aprender a fazer crochê bem mais rápido do que se fizer crochê com fio de metal. É muito mais fácil do que trabalhar com fio de metal. Depois que você já dominar fazer crochê com a malha, mude para o fio de algodão tamanho 10. Quando fazer crochê com fio de algodão já for natural pra você, então você está pronto para começar a trabalhar com o fio de metal. Fazer crochê pode parecer um pouco desafiador para iniciantes, mas mais do que tudo, simplesmente requer paciência.
Você precisará de alguns suprimentos básicos para começar. As duas únicas coisas que você precisa no início são um carretel de fios tamanho 28, de preferência em um metal macio, como o bronze, e uma agulha de aço para crochê tamanho # 1. Agulhas de aço para crochê podem ser encontradas em praticamente todas as lojas de artesanato. Você pode ter que procurar um pouco mais pelo tipo certo de fio de metal. Se você não conseguir encontrá-lo em uma loja de artesanato, tente uma loja de hardware. Você também pode tentar um site chamado SoftFlex (ver link). Eles vendem fio de metal de crochê em uma infinidade de cores.
Em seguida, faça uma carreira de pontos. A primeira coisa que você observará sobre como com fio de metal é que ele não se enrole em volta da agulha como a malha e os fios de algodão fazem. Para cada ponto de costura, você vai precisar envolver fio ao redor da agulha no ponto certo. Se você envolver muito fio ao redor da agulha, ficará muito volumoso para puxar através do ponto. Se você colocar muito pouco, você não terá um ponto grande o suficiente para trabalhar o próximo ponto de costura.
A próxima coisa que você vai observar sobre o fio de metal é que não se estica. Quando você faz crochê com malha, você puxa cada ponto com mais fios do que você precisa, depois ajusta no próximo ponto de costura. Isto não irá funcionar com o fio de metal. Você tem que colocar cada ponto de costura onde quiser que ele esteja, sem ajuste.
Você não pode desfazer muitos dos erros quando você faz crochê com fio de metal. Isso não significa que cada peça tem de ser perfeita - você só precisa ser esperto ao esconder seus erros!
Quando você se sentir confortável com a agulha tamanho # 1, diminua um tamanho. Continue usando agulhas menores até que os pontos fiquem do tamanho que você quer.
Crochê com fios de metal peças são muito delicadas. Você pode bloqueá-los esticando-os levemente com os dedos, mas não estique demais, já que eles vão se quebrar muito facilmente.
Agora você deve estar confortável em fazer crochê com fio de metal. Encontre um livro de modelos que trata especificamente de crochê com fio de metal. Há um maravilhoso livro de Wiseman Nancie chamado crochet com arame. Há muitos projetos para todos os níveis de habilidade. Se você estiver se sentindo criativo, tente projetar as suas próprias jóias!

Qual é o melhor fio para começar?

"Aquele que se assemelha ao fio têxtil

.... O melhor fio metálico para começar a confeccionar bijutaria em croché é aquele que mais se assemelha ao fio têxtil no aspecto e no tacto, para que não se sinta uma grande diferença relativamente ao croché tradicional e essas competências se possam ir gradualmente adaptando ao novo material. Assim, quanto mais pequeno for o diâmetro e mais maleável o metal, mais fácil se torna a tarefa. Depois, à medida que vamos praticando e ganhando experiência, podemos então avançar para metais mais duros e diâmetros maiores, sabendo à partida que não se dobram tão facilmente e que quebrarão com mais frequência.

Sem níquel

Também é sensato utilizar fios sem níquel… A alergia mais comum à bijutaria, a dermatite de contacto, é causada pelo níquel. Uma das razões para tal é o facto do níquel estar presente em muitos metais que eram habitualmente utilizados no fabrico de bijutaria (até o ouro pode conter níquel). Actualmente, existem leis que protegem os consumidores deste risco de saúde e limitam o grau de exposição, mas se vai criar a sua própria bijutaria ou peças para oferecer , cabe-lhe a si ter isto em consideração e tomar as devidas precauções.

Fio de cobre esmaltado

Não conheço todos os metais e ainda não experimentei todos os que se adequam à bijutaria. Ainda tenho muito para explorar. Mas por mais recente que seja a minha experiência de croché com fio metálico, posso afirmar aos nossos leitores que o fio de cobre esmaltado detém todas as qualidades necessárias para começar a confeccionar bijutaria em croché bonita, delicada, leve, sem níquel, resistente, duradoira e económica. É muito maleável, flexível e quando trabalhamos com os diâmetros mais pequenos assemelha-se tanto ao fio têxtil que nos esquecemos que estamos a trabalhar com metal!

Outros materiais: Cristais Swarovski, vidro, vidro soprado, madeira, metal, missangas…a escolha é interminável! .

Quais as ferramentas necessárias para a bijutaria em Croché com fio metálico?

Em inglês, as peças de metal que se usam na bijutaria, chamam-se findings. É útil saber isto para poder comprar as peças online em sites estrangeiros de bijutaria ou mesmo na eBay.
Podem comprar este material em lojas de contas, em retrosarias, em algumas lojas de chineses e em lojas online.como já referi.


O Essencial ao nível das agulhasPara seguir os projectos irá precisar basicamente de: algumas agulhas de croché sólidas, em aço (com 0.75, 1.00, 1.25, 1.50 e 1.75mm), para realizar alguns testes e escolher os tamanhos que funcionam melhor para si, um alicate de corte, um alicate de pontas redondas. Se faz habitualmente croché com linha, talvez possa adquirir agulhas novas para o seu croché têxtil e usar as velhas para o croché com fio metálico. É que o croché com fio metálico tem tendência para danificar bastante as agulhas, por isso aconselho que tenha agulhas diferentes para o fio metálico e para a linha... "
 
             http://koisaskomuns.blogspot.com

 

Um comentário:

lucinha disse...

Esse fio de cobre esmaltado usado em
croche para bijuterias pode ser banhado a prata ou ouro.Agradeço sua resposta .Lúcia